ASSEMBLEIA DE DEUS BRASIL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DESVENDANDO AS SEITAS E HERESIAS 3

Dando continuação a nossa série sobre este estudo vamos postar agora sobre:
                                        TAOÍSMO
Juntamente com o Confucionismo , o Taoísmo influenciou a filosofia e a cultura chinesa. Constitui-se na realidade de dois movimentos: a filosofia (Tao Chia) e a religião (Tao Chiao). Ambos originam-se do filósofo Lao-Tse, que, segundo a tradição, viveu no século VIa.C.
No livro Tao-tehking, atribuído a Lao-Tsé, afirma-se que o Tao (caminho ou rota) não pode ser expressado em palavras e nem pode ser definido.
A filosofia do Taoísmo, adotando um naturalismo radical, prega a aceitação de "todas as coisas em seu estado natural"  e deplora a paixão, invenções desnecessárias , cerimônias artificiais e atividades governamentais como a guerra e os impostos.
Há um interesse prático pela higiene, por problemas relativos á dietética e ao regime, e pela medicina. A moral sexual e a sobriedade nas obrigações cotidianas devem ser observadas como parcelas somáveis á cosmologia e ao misticismo.
                                      OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
O Taoísmo  filosófico concebe um princípio absoluto, o Tao, inativo e concentrado , cuja emanação gerou o que existe: " O Tao produziu o Um; o Um produziu os Dois (o yin e o yang); os dois produziram os três (céu, terra, homem) ; os Três produziram as dez mil coisas."



O Taoísmo religiosos surgiu no primeiro século sob a liderança de Chang Tao-lin, um líder religioso popular que curava os doentes e que fundou um grande número de mosteiros, conventos e templos. Nos quatro primeiros séculos seguintes, Ch'ien-Chih destaca-se dentre os que lhe sucederam pelo fato de ter instituído elaborados cerimoniais e dado nomes ás diversas entidades.
O Taoísmo caracterizou-se por grande número de seitas e sociedades. Desde um breve período de apoio estatal durante a dinastia T'ang ( 618- 907), tem sido a religião dos semi- alfabetizados.
                                      LAO TSE (604 a.C.)
O suposto fundador do Taoísmo nasceu, conforme normalmente se aceita , em 604a.C., na província de Honan , China, mas não se sabe ao certo se ele realmente existiu. Seu nome significa apenas " o velho filósofo" .
Segundo a tradição chinesa, La- Tse nasceu com o nome de Li Erh. Viveu como recluso e tornou-se arquivista da corte Chou. Consta que em 571a.C., ele encontrou seucontemporâneo Confúcio, a quem repreendeu por sua vaidade e ambição. Quando se aposentou , já em idade avançada, Lao-Tse viajou para o ocidente e nunca mais se ouviu falar dele. Diz a lenda que ao sair de Honan , o guardião da província pediu-lhe que escrevesse o que pensava sobre o Tao. Lao-Tse então criou o Tao Teh-King, texto que se tornou a base da filosofia taoísta.
                                     DOUTRINAS
O Taoísmo não dispõe de um corpo doutrinário ou de um conjunto de práticas estabelecidas mediante inspiração  divina a um profeta ou um eleito. Ao contrário, pressupõe uma cosmovisão individual buscada no Tao , primeiro principio do universo entrevisto ou se sentido e não racionalizado --através do do êxtase.
                                      O SENTIDO DO COSMO
Qualquer elemento existente -- mineral--vegetal , ou animal é influenciado pelo principio absoluta do Tao que habita e opera em tudo e dele procede o destino da cada ser.
Em consequencia , atua em qualquer elemento existente e a alma de cada coisa , em separado, expressa verdadeira participação do princípio universal. Só as almas que aprenderam o grande segredo da unidade reintegram-se no absoluto consciente e captam o sentido do cosmo.
Viver de acordo com o Tao significa obedecer aos impulsos naturais e afastar-se de todas as artificialidades. A passividade e a harmonia são importantes para manter a " simplicidade original da natureza humana."
                                       O TAOÍSMO MODERNO
O Taoísmo moderno, já se tornou altamente institucionalizado, caracterizando-se por numerosos deuses e seitas influenciados pelas idéias budistas.
O uso da mágica e da superstição e uma ênfase exagerada em bençãos terrestres como riqueza , vida, longa , saúde, sabedoria e outras coisas ligadas á terra caracterizam essa religião , que como as outras é totalmente destituída do tempero evangélico de acordo com os ensinamentos de Jesus.
Sede da Sociedade Taoísta do Brasil no bairro do Cosme Velho, Rio de Janeiro (RJ), inaugurada em 1997 Foto retirada do site http://www.taoismo.org.br.




Postado por: Marcelo Pessoa.
Bibliografia: Religião, seitas e heresias , autor: J Cabral 256p,  Universal produções





4 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR!!AGRADEÇO A VISITA AO MEU BLOG!! E SE PUDEREM SEGUIR O MEU VOU AGRADECER. PAZ DO SENHOR! tiafaty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor Tia Fathy, seu blog é bem legal, parabéns, já estou seguindo o mesmo. Obrigado pela visita e comentário.
    Deus abençoe você e sua família.

    ResponderExcluir
  3. Boa matéria Marcelo.

    Abrçs

    Novo post lá no blog , visite e comente.
    "Como voce define Soberania de Deus ?"
    www.chamadosdedeus.com/blog

    ResponderExcluir
  4. Amém Filipe pode deixar, obrigado pelo cometário. Fica na Paz e Deus abençoe voce e sua familia

    ResponderExcluir